quarta-feira, 30 de novembro de 2005

Utilização de Figuras Humanas

 Introdução

A utilização de figuras humanas em locomotivas e vagões podem representar uma considerável melhoria no realismo de sua composição. Esse artigo tem por objetivo mostrar algumas diferentes experiências com figuras humanas adicionadas em locomotivas e suas melhorias, além das diferentes opções existentes, sem entretanto pretender esgotar o assunto.


Adicionando o Maquinista...

A principal figura que podemos adicionar em uma locomotiva é a do maquinista. A tripulação de uma locomotiva verdadeira é composta de duas pessoas: maquinista e auxiliar. O maquinista ocupa o lado direito da máquina (olhando de frente da máquina) e o auxiliar o esquerdo. Geralmente o maquinista fica todo o tempo na direção da locomotiva enquanto o auxiliar é responsável por diversas funções. Dependendo do tipo de máquina e da função que ela esta desempenhando na operação podemos colocar o maquinista e o auxiliar em diferentes posições. Se a máquina está manobrando, o maquinista pode estar olhando para a fora da janela enquanto o auxiliar pode estar fora da máquina operando um AMV. Se a composição estiver em viagem, o maquinista e o auxiliar estarão em suas posições dentro da cabine da máquina, olhando para os trilhos à frente. Se considerarmos máquinas à vapor, temos uma série de outras opções de posicionamento.

Algumas máquinas importadas (Bachmann Spectrum por exemplo), e mesmo as nacionais (Frateschi FA1), já vem de fábrica com o maquinista e algumas vezes até com o auxiliar.


Tipos e opções de figuras humanas

É possível encontrar vários tipos de figuras que podem ser utilizados para os objetivos propostos. Produtos nacionais são facilmente encontrados nas lojas de modelismo com várias opções.

Existe um fabricante nacional que oferece uma variada gama de opções de figuras humanas e animais em diversas atividades para maquetes. Para o nosso propósito específico existem alguns conjuntos (com 6 figuras cada), já prontos, que nos interessam: o de número 19 – tripulação e número 32 – turma de estação. Essas figuras são feitas de uma liga de estanho e sua instalação exige cuidado. A vantagem desse material é que ele permite (com certa limitação) alguma alteração na posição de braços e pernas da figura permitindo adaptações necessárias para instalação em locais diversos. A limitação fica por conta que a tinta sai facilmente com o manuseio em as partes mencionadas podem quebrar.

Produtos importados tem diferentes níveis de preço e qualidade. São figuras feitas de plástico que podem ser encontradas já pintadas ou sem pintura, o que as torna um mais baratas.

Abaixo algumas das várias opções disponíveis para os modelistas:

1- Produto nacional confeccionado de uma liga de estanho:



 


2- Produto importado de plástico:




Instalação

Geralmente a instalação de figuras em locomotivas tornam-se definitivas e portanto vale investir algum tempo planejando onde e quantas figuras serão instaladas. Lembre-se de que a caixa onde você guarda sua miniatura deve ser modificada ou adaptada para preservar a adição da figura que está sendo feita na sua máquina. Dependendo do produto utilizado, existem maneiras diferentes para fixar as figuras na carcaça de sua locomotiva. Podem ser utilizadas as colas de modelismo, excetuando-se o caso de as figuras serem metálicas, sendo daí recomendada a cola Araldite. Não exagere quantidade da cola que você for usar uma vez que, em excesso, ela aparecerá depois de seca.

No caso do maquinista, na maioria das vezes é necessária a remoção do “vidro” da janela da cabine (principalmente se a figura ficar parcialmente do lado de fora). Nesse caso é preciso estudar com cautela a forma de removê-la sem danificar o conjunto. Isso acontece porque geralmente os “vidros” da cabine formam uma única peça e é encaixada sob pressão o que dificulta a remoção de parte dela. A fixação da figura deve ser feita pela parte de dentro da cabine em alguma parte de plástico (cada tipo de locomotiva terá uma solução diferente). Verifique previamente se a peça não vai interferir em algum mecanismo da locomotiva. Se for o caso talvez seja necessário o corte de parte da figura.

Do lado de fora da cabina, seja ao longo do corpo ou nas testeiras, verifique se há espaço suficiente para a acomodação da figura. Lembre-se de que, por uma questão de realismo, a figura escolhida não deve ficar longe de detalhamentos como pega-mãos, ou seja completamente isolada.

Finalmente figuras que em movimento apresentam melhores resultados pois transmitem uma imagem de dinamismo.


Alguns Exemplos

Abaixo estão alguns exemplos de locomotivas aplicando-se a técnica descrita nesse artigo.


G12 Ferrovia Própria - Frateschi

A locomotiva vista pelos dois lados dá uma ideia do efeito causado pela utilização de figuras humanas em locomotivas.



U5B RFFSA - Frateschi

 

G22CU RFFSA - Frateschi






G12 Fepasa - Frateschi


 






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