quarta-feira, 30 de novembro de 2005

Acrescentando a Pichação em Vagões

A pichação de vagões é um realismo que podemos facilmente acrescentar às nossas composições através de uma técnica simples e rápida. O efeito que se pode imediato é grande e alcança destaque nas composições.

Essa técnica é complementar à "Técnica de Envelhecimento Usando Tinta Guache" pois utiliza os mesmos elementos. Existem diversos tipos de pichações em vagões e até aspectos regionais de sua observação. Assim algumas pichações são características de uma região do país e mesmo nas grandes cidades.

O protótipo 1 foi fotografado em Presidente Altino - São Paulo Capital, no final da década de 90. Podemos identificar diversas pichações de cores e formatos diferentes. Algumas em letras brancas largas e retas (provavelmente feitas com rolos de pintura), outras coloridas (uma em preto e outra em azul) finas (resultado de latas de spray). Aqui o objetivo é retratar essa diversidade em modelos em escala.

Não é necessário o envelhecimento do vagão para a utilização dessa técnica, pois isso depende da vontade do modelista em retratar um determinado protótipo. No caso exemplificado nesse artigo, usamos um modelo previamente envelhecido para aplicarmos a técnica. Para cada tipo de pichação são necessários pincéis de tamanhos diferentes. Para simular o suposto efeito de um rolo de pintura, usamos um pincel de cerdas mais grossas. Não se preocupe em comprar ou mesmo de ter um tamanho de pincel ideal, lance mão do que você tem em casa. Visite o estojo de seu filho ou sobrinha que vai achar um farto material. Da mesma forma utilizamos guache que sobrou dos trabalhos escolares de anos passados para fazer a modelagem. As vantagens do guache são: custo baixo, acesso fácil e possibilidade de remover a tinta caso você não fique satisfeito com o resultado.

Cada elemento foi adicionado de acordo com o protótipo estudado e o resultado do trabalho pode ser visto nas fotos abaixo:

Protótipo 1



Modelo 1

Terminado o trabalho de modelagem das pichações, é necessária uma camada de verniz para proteger o trabalho, caso contrário, com o tempo e manuseio, o guache sairá do modelo descaracterizando a modelagem.

Outros exemplos de aplicação dessa técnica podem ser vistos na sequência de fotos abaixo:

Protótipo 2


Modelo 2



Pichações Regionais em São Paulo





Nenhum comentário:

Postar um comentário