segunda-feira, 13 de setembro de 2021

Engates Kadee nos HTT da Frateschi

 

Trocar os engates tipo alça pelos engates Kadee tem sido um dos constantes desafios dos ferreomodelistas. Os vagões hopper HTT da Frateschi (ver frateschi.com.br), referência 2113 (Rumo) e 2114 (VL!) lançados em agosto de 2021 também são alvo desse trabalho, sendo que este tutorial mostra uma técnica para instalação dos engates Kadee Nº 5.  Como sempre, existem muitas soluções para esse problema e aquela aqui apresentada não é a única nem pretende ser a definitiva.

No final deste tutorial tem uma lista de problemas que eu enfrentei para desmontar, cortar, instalar o Kadee nº 5 e remontar o modelo. Vale a pena ler até o final para ver as dificuldades que se enfrenta quando resolvemos modelar algum modelo. 

O primeiro passo é desmontar o vagão e guardar as peças para remontar novamente após o processo de instalação dos novos engates. Basicamente será necessário retirar os truques, separar o chassi do corpo do vagão e retirar o equipamento da timoneria do freio do chassi. Essa etapa tem que ser feita com bastante cuidado pois é uma peça que não pode ser quebrada, pois se isso acontecer o trabalho para refazê-la será muito grande e com resultados incertos. 

Para fazer essa separação posicione o vagão de cabeça para baixo e será preciso forçar o chassi para o alto nos dois pontos de encaixe na estrutura do modelo. Nos vagões que eu desmontei, o chassi está colado no vagão em diferentes pontos, o que dificulta separá-los. Em alguns modelos o chassi foi colado no pino de encaixe da estrutura do vagão e em outros na sua extremidade, o que pode ser visto, por exemplo, na foto abaixo.

Observe que os pinos citados são de tamanhos diferentes, possivelmente para certificar que o modelo seja montado de maneira correta na fábrica, de forma a posicionar os equipamentos que compõe a timoneria de freio no lugar correto.

 

Os correspondentes buracos dos pinos no chassi também são diferentes.

Conforme já citado, é recomendado que tirar o cilindro de freio e a válvula tríplice, assim como os demais equipamentos, do chassi para preservar a integridade desses itens. 

Para a instalação dos engates Kadee nº 5 na altura correta é necessário deixar o local reservado para esse fim somente com 2 mm. Isso se deve ao fato de que o espaço entre o eixo do truque e o chassi do modelo ser muito pequeno, como pode ser observado na foto abaixo: 

Além disso, o eixo dos rodeiros está mais grosso do que nos modelos anteriores: passou de 3 mm para 3,6 mm. Esse fato, que certamente tem seus motivos técnicos válidos, deixa pouco espaço para a caixa do Kadee. Se não fosse esse problema, poderíamos utilizar os engates que têm a mandíbula deslocada para acertar a altura padrão de instalação desses produtos recomendada pela fabricante. Veja abaixo uma comparação entre os eixos sendo que o truque com os novos eixos é o da esquerda.

Como o truque do HTT está mais próximo do local onde o novo engate tem que ser instalado, a tradicional caixa da Kadee com "orelhas" não é indicada. Isso porque limita a rodagem do vagão em curvas mais fechadas, com uma maior possibilidade de descarrilamentos. Para solucionar esse problema utilizei a caixa do Kadee sem as "orelhas" que podem ser compradas nas lojas de modelismo no Brasil, encomendadas nas lojas no exterior ou diretamente da fabricante, sendo que o código do produto é de nº 242 e o envelope vem com 10 pares desse tipo caixa. 



Na embalagem indica quais engates podes ser utilizados para qualquer modelo, inclusive para os códigos nº 5 e 58. Há também a possibilidade de se cortar as "orelhas" da caixa que vem com o engate nº 5 e colar uma tira de estireno de 0,5 mm na sua lateral para cobrir o buraco criado com o corte das "orelhas". É um trabalho a mais mas o resultado é igualmente bom. No caso de sua maquete ter as curvas de raio grande, talvez nem seja preciso essa parte do processo de substituição dos engates.

Veja abaixo o resultado da utilização da caixa sem as "orelhas" que permite uma maior mobilidade do truque, junto com o rebaixamento do chassi.



Existem várias formas de retirar o excesso de plástico do local onde vai ser instalado o novo engate. A técnica que eu escolhi foi a de utilizar uma serra hobby fazendo vários cortes verticais e um corte horizontal na altura necessária para a adequada instalação do Kedee nº 5 e da caixa do engate. Os cortes verticais servem para facilitar o corte horizontal, uma vez que é mais fácil cortar pedaços menores de plástico ao invés de cortar todo o excesso de uma vez. 

Antes de tudo, sempre é bom relembrar que o manuseio de quaisquer ferramentas cortantes deve ser feito com cuidado e paciência. As vezes é melhor largar uma etapa da modelagem para um outro momento, do que arriscar um acidente. 

Deve-se ter muito cuidado nos cortes verticais uma vez que todo esse processo de rebaixamento fragiliza a estrutura do chassi. Um exagero nesse corte pode comprometer o chassi,  a instalação dos engates e a rodagem do vagão.  

Fiz quatro cortes verticais e depois o corte horizontal, como mostrado na foto abaixo.


Para se acertar a altura de 2 mm necessária, utilizei uma outra técnica para fazer um gabarito no corte. Trata-se de colocar um pedaço de estireno na serra de forma que o corte fique sempre da mesma altura. Essa técnica pode ser encontrada aqui no Blog e se você quiser saber como utilizar  clique aqui. Não esqueça que é necessário deixar um espaço para a atuação da serra, como mostrado na foto a seguir.


Depois do corte, lixe as rebarbas e verifique se está reto para a instalação da caixa do engate. 

As caixas do Kadee nº 242 têm uma montagem diferente daquela que tem as "orelhas". Veja abaixo a perspectiva explodida das duas montagens presentes no manual dos engates Kedee nº5.

 

Note que a colocação da mola é diferente nos dois casos.

Depois do rebaixamento do chassi, basta a instalação dos engates e suas respectivas caixas. Optei por parafusar as caixas no chassi, mas a colagem também é um opção. 


A última atividade dessa modelagem é a remontagem do vagão. É preciso cortar o engate tipo alça original dos truques que não são mais necessários. Nas fotos abaixo a conferência da altura com o gabarito da Kedee e o engate com outro vagão.




O que deu errado:

1- Pino do truque quebrado:





2- Pino do encaixe do chassi quebrado:

3- Quebra da ligação da válvula tríplice com o reservatório de ar:


4- Arranhados e danos na pintura: vários pontos onde ferramentas foram usadas e deixaram suas marcas na pintura.


Um comentário: