A maquete da Calloni Models tem um estrutura de prateleira, isto é, fica fixada nas paredes da sala onde está instalada. Esse tipo de estrutura tem uma qualidade que é a de se poder acompanhar as composições de trens ao longo da maquete.
A entrada da sala onde fica a maquete é um desafio para esse tipo de estrutura porque é necessário instalar uma "ponte" ligando dois pontos da maquete fixos na parede. Geralmente essa "ponte" é móvel, permitindo transito livre quando a maquete não está em uso.
Não fica muito verossímil essa passagem, mas é possível disfarçar essa parte da estrutura com elementos cênicos (vegetação, prédios, fabricas, etc.) de tal forma a minimizar o impacto da "ponte" no conjunto da maquete.
Eu combinei diversos produtos para tentar dar um efeito plástico interessante. Um deles foi uma folhagem colorida da Woodland Cenics com vários tons de verde que colei na madeira da "ponte" com cola branca.
O lastro utilizado foi um de cor mais escura pois queria dar um efeito de umidade constante na via permanente. Usei ainda terra, serragem de várias cores, pedaços de galhos secos, de forma a fazer uma composição de cores e elementos para o cenário.
O resultado foi o seguinte:
achei a ideia legal e vejo possibilidade de aplica la na minha maquete mas tenho uma duvida: como você fixa a ponte para garantir que os trilhos estejam sempre alinhados? e como você fez as conexões elétricas?
ResponderExcluirPara garantir um bom encaixe, eu fiz um encaixe para a madeira da ponte como guia para a parte fixa da maquete. Mesmo assim, a madeira da ponte sofre com a umidade e a temperatura. Algumas vezes fica folgado, outras apertado. Para solucionar isso, eu coloco um pedaço de cortiça para dar firmeza ao conjunto.
ExcluirPara as conexões elétricas eu coloquei uma tomada, dessas de eletrônica que liga energia da maquete fixa para a ponte. Dá pra ver a tomada na foto geral da ponte já com a vegetação, à direita embaixo de onde está a locomotiva.
Excluir