HNR Rumo
Algumas vezes companhias ferroviárias adaptam vagões antigos e sem serventia comercial para manutenção da via permanente. Este é o caso do HNR adaptado pela Rumo para transporte de lastro para manutenção ou construção de linhas ferroviárias.
Os vagões originais utilizados para a modificação foram os o FRR e FHR que tiveram o teto e portas retirados e adicionadas estruturas internas, reforços e bocas de descarregamento para aplicação de brita na via permanente.
Para modelagem desse vagão, utilizei o modelo da Frateschi referência 2017 (pode ser utilizado o modelo 2015) sem pintura (sobra de um tempo que a fabricante nacional ainda vendia modelos sem acabamento). O primeiro passo é desmontar o vagão e guardar os truques e pinos.
Depois disso, é necessário retirar os acabamentos e detalhes da caixa do vagão.
Para retirar as rebarbas que ficaram na caixa do vagão, basta usar uma lixa de granulação 80 em uma superfície plana e lixar o vagão até obter uma superfície igual por todo o modelo.
Cortei o suporte do volante do freio para que pudesse usar posteriormente reposicionado na testeira.
Para cortar o teto do vagão eu recomendo usar uma serra de hobby própria para o trabalho. Muito cuidado com as mãos nessa etapa pois qualquer descuido pode resultar em ferimentos. Antes de passar a serra, eu procuro fazer uma marca no plástico que servirá de guia para o trabalho da serra. Eu uso uma ferramenta de marcar estireno da Olfa muito prática, mas é possível também chegar nos mesmos resultados com as costas de um estilete. A altura do vagão será de 25 mm.
Marque os lados da caixa do vagão e as testeiras também. Para referência, usei uma linha que existe nas testeiras do modelo da Frateschi.
Depois disso o trabalho com a serra fica muito mais fácil, mas comece bem devagar para que a guia que você marcou vire o corte que você tem que fazer.
Da mesma forma que fizemos com a parte inferior da caixa do vagão, a parte separada do teto também precisa de um acabamento com a mesma técnica que comentei acima.
As portas do vagão também tem que ser cortadas. Tome cuidado porque a estrutura toda do modelo estará bem fragilizada. Utilizei pedaços de madeira para calçar o vagão sem perigo de quebrar a estrutura resultante após o corte do teto. Cortar as portas conforme as fotos abaixo.
Devem ficar 6 painéis de cada lado totalizando 12 painéis no corpo do vagão. O comprimento total do modelo deve ter 134 mm externamente, já o comprimento do chassi deverá ser de 132 mm.
O chassi tem que ser encurtado para o novo comprimento do modelo. Para isso usei uma guia de alumínio para que os cortes ficassem mais bem feitos. É importante lembrar que por mais que você tome cuidado os encaixes do corpo do vagão e do chassi não ficarão perfeitos e sempre será necessário um trabalho de adaptação para que o conjunto fique bom.
Usei um estireno de 1 mm de espessura para colar o chassi. O tamanho dele é de 130 mm por 29 mm. Essas medidas podem variar um pouco, dependendo de como os cortes da caixa e do chassi ficaram. Quando colar o chassi, procure manter ele reto e nas medidas da caixa do vagão. Deixe os cortes das cabeceiras por último para que você possa ter uma margem de erro. Veja a ordem sugerida abaixo:
Depois de colado o chassi, podemos montar a estrutura do modelo. As três partes têm que ser colocadas juntas, as duas metades do corpo e o chassi. Melhor forma de fazer isso e com o modelo de cabeça para baixo, ou seja, junte as duas metades do corpo e encaixe o chassi por cima. Faça a colagem por dentro do modelo para reforçar a estrutura.
Internamente, serão precisas 6 pedaços de estireno: 2 peças de 29 mm de largura e 8 mm de comprimento; 2 peças de 29 mm de largura e 30 mm de comprimento; e 2 peças de 29 mm de largura e 25 mm de comprimento (peças centrais).
As bocas de descarregamento eu fiz de uma maneira bem simplificada. Usei as pás de colheres de plástico de café e um pedaço de estireno. veja as fotos para orientação de modelagem das bocas e montagem no modelo.
Acrescentei o cilindro de ar comprimido e a válvula tríplice como detalhes adicionais e por que ficam aparentes no protótipo. Além disso coloquei escadas feitas de arames.
Reposicionei a base do volante do freio e coloquei um volante da Kato com um formato diferente daquele da fábrica e com um nível de detalhamento maior.
Adicionei um perfil em L da Plastruct de 1,6 mm no meio do vagão que simula o reforço colocado na reforma. Essa testeira é lisa, mas varia conforme o vagão protótipo.
A pintura foi aerografada com tintas da Calloni Models nas cores do segundo padrão da Rumo, conforme protótipo.
Os decais são do Decais do Carlão e estão disponíveis no site dele www.decals.com.br.
Adicionei carga de brita nos vagões para dar mais realidade ao modelo. Usei uma brita bem fina e bem branca para simular material novo para manutenção da via. Encontrei vários desses vagões carregando terra (ou entulho da construção das vias).
Este vagão não está na escala 1:87, mas é um modelo possível de se fazer a partir de um produto de fábrica, acessível e muitas vezes disponível no material do modelista.
Não deixem de comentar e mandar suas dúvidas e sugestões!!
Sensacional.Parabéns.
ResponderExcluirObrigado!!!
Excluirficou genialissimo
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