O lançamento dos tanques TCT da Frateschi trouxe novas possibilidades de modelagem de um tanque grande para nossas composições. Resolvi modelar um tanque da Rumo/Ferrolease, mas é possível fazer outros como os da ALL por exemplo.
O primeiro passo é desmontar o vagão, o que se mostrou uma tarefa bem difícil que vai testar sua paciência e habilidade. O problema é que o vagão é todo colado e a peça mais complicada é o chassi. Trata-se de um conjunto que contém as bases dos truques, tubulações dos freio, os cilindros de ar e os tubes de descarga do tanque. Fiz esse trabalho com um estilete, pequenas chaves de fenda e outras ferramentes que tinha à mão.
Outro problema crítico, foi tirar a os logotipos, números e informações que vem de fábrica, uma vez que o fabricante não disponibiliza modelos sem pintura. Recomendo um cotonete embebido em acetona. Passar cuidadosamente nos locais necessários sem deixar o produto no plástico por muito tempo pois pode deformar o modelo.
Depois disso, refiz a pintura aplicando um fundo preparador para dar aderência para a tinta utilizada no modelo. Decidi que iria fazer um modelo com a pintura desgastada pelo tempo e assim diluí a cor original até a tonalidade que considerei que retratava a condição desgastada do protótipo.
Os decalques são de fabricação da Decais do Carlão (www.decals.com.br). Depois de aplicados passei uma demão de verniz fosco.
Mais uma vez, Belo trabalho Calloni. Atualizou e valorizou o modelo original. Parabéns!
ResponderExcluirObrigado. Não foi fácil. Quase estraguei o modelo pois tentei tirar a tinta com álcool isopropílico e não consegui. Depois tentei com acetona e quase perdi o modelo pq atacou o plástico. Mas com jeito, muita paciência e uma caixa de cotonete consegui tirar a tinta original.
ExcluirAbraços
Parabéns pelo trabalho.
ResponderExcluirObrigado!!
Excluir