Este artigo objetiva mostrar a troca dos engates de fábrica pelos engates de mandíbula, alternativa facilitada pela Frateschi que incluiu acessórios para fechar as testeiras junto com o produto. Estes acessórios estão pintados nas cores da máquina e já tem a caixa para a instalação do novo engate.
Utilizamos uma C30-7 da Frateschi com as cores da MRS – referência 3061. Primeiramente desmonte a locomotiva retirando a carcaça do chassi. Para isso afaste a parte central do passadiço do modelo ligeiramente para soltar os encaixes da carcaça e do chassi no local indicado nas fotos. Tome cuidado para não quebrar o encaixe no chassi e na carcaça da locomotiva. Veja nas fotos a seguir a desmontagem do modelo:
Neste projeto a Frateschi mudou a forma de fixação
da carcaça no chassi: enquanto na U20 (e outras miniaturas da fábrica) a lingueta de fixação
do chassi encaixava em um orifício na carcaça da locomotiva,
na C30-7 essa lingueta também fica na carcaça da locomotiva e assim não fica visível.
Na caixa da
locomotiva C30-7 da Frateschi você vai encontrar um saquinho com os
detalhamentos para instalação no modelo (parasol, mangueiras de freio e capas
para as testeiras). Dentre eles as os encaixes para os engates tipo "mandíbula". A peça maior é a capa da testeira traseira da locomotiva enquanto a
peça menor é da dianteira. Veja nas fotos abaixo as capas com as caixas de
troca dos engates.
Repare que a abertura é bem estreita e
o espaço na caixa que
acomoda o engate não possibilita a instalação da mola do tradicional engate
Kadee Nº 5. Nossa
sugestão é a utilização dos engates que já tenham mola e como por exemplo o
engate da Bachmann – E-Z Mate – Center Shank Medium - referência 78305.
Veja nas fotos abaixo os produtos da Bachman. Quaisquer outras dúvidas basta
acessar o site do fabricante: www.bachmanntrains.com
para se obter os devidos esclarecimentos.
O
parágrafo abaixo foi adicionado em 30 de julho de 2007.
Outra
alternativa é utilizar os engates da
Kadee Nº 153 ou Nº 158. O primeiro tem o comprimento curto (1/4" ou 6,3
mm) enquanto o segundo é de tamanho
médio (9/32" ou 7,1 mm). Veja a comparação entre eles nas fotos abaixo cuja fonte é o site do
fabricante (www.kadee.com):
Kadee
153 Kadee 158
Monte os engates dentro dos encaixes fornecidos e faça a remontagem para obter um conjunto pronto para instalação. Observe o local de colagem do pino.
É
necessário cortar os engates originais dos truques da locomotiva.
Nesta peça, o plástico é duro e assim exige cuidados. Se você utilizar um
estilete, recomendamos retirar o truque da máquina antes de cortar os engates.
É mais recomendado a utilização do alicate de corte Xuron que é apropriado
para a tarefa.
Retire
o encaixe superior da capa a testeira e depois posicione o engate. É
necessário colar o conjunto uma vez que o pino do encaixe superior do conjunto
não segura o engate no encaixe por pressão. Não cole as
laterais do encaixe pois há o risco da cola fixar também o engate. Deposite a
cola no buraco do pino do encaixe, conforme indicado nas fotos. No momento de
montar o conjunto cuidado que a tampa que prende o engate está pintada em um
dos lados e assim monte essa tampa do lado certo.
Depois
de montado o conjunto é o momento de colar o conjunto na carcaça da
locomotiva. Cole somente as laterais da capa para as testeiras e depois reforce
a colagem por trás da testeira. É recomendado
raspar a tinta nesse ponto para que a cola tenha um resultado melhor. Na
testeira dianteira é necessário que o engate passe pela abertura retangular
existente. Faça essa manobra com cuidado para que não se espalhe cola em outras partes da carcaça.
Instale a carcaça da locomotiva na mecânica da máquina e o trabalho estará pronto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário