Parte 1
Gosto muito das maquetes tipo prateleiras. Há uma vantagem significativa na acessibilidade a todos seus pontos, seja na construção, manutenção e operação. Já tive maquetes desse tipo mas ponto-a-ponto sustentadas por mãos francesas de metal. Neste caso, o espaço maior (3 x 7 m) exigiu outras soluções criativas na sua estruturação que a partir deste post vou dividir com vocês.
A maquete toda tem três tipos de estrutura de madeira. Neste post vou tratar daquela que tem o maior tamanho de superfície maquetável.
Ao invés de usar várias mãos francesas, resolvi parafusar um caibro de madeira de 4 x 5 cm diretamente na parede no entorno da parte menor do cômodo (na parede de 3 metros) formando um grande U.
Depois montei uma estrutura com a mesma madeira formando a base para o compensado. Ao final da montagem resolvi colocar uma única mão francesa para sustentar o meio da estrutura.
Vejam o resultado nas fotos:
Percebi que no meio, entre as duas paredes laterais, poderia ser um ponto fraco com tendência a ceder por conta do peso. Por isso decidi fazer uma grande mão francesa com o mesmo tipo de madeira que construí a estrutura.
Depois recobri a estrutura de madeira com um compensado de 18 mm.
O resultado final pode ser visto na foto abaixo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário